segunda-feira

Resenha: Bem Mais Perto – Susane Colasanti


Editora: Novo Conceito   
ISBN: 978-85-8163-015-1
Ano: 2012
Páginas: 236
Classificação: 3/5
Sinopse: Scott Abrams é o amor da vida de Brooke. Mas ele ainda não sabe. Então, quando sua família se muda para a cidade de Nova York no verão, antes do terceiro ano, Brooke só tem uma escolha: seguir Scott. É sua última chance de provar que eles pertencem um ao outro. Mas a cidade está cheia de surpresas para Brooke. Desde que teve um trauma familiar, ela está isolada da sua família, dos seus amigos e até de si mesma. Agora, inspirada pela energia emocionante da cidade movimentada e criativa a seu redor, Brooke começa a explorar seus talentos e se torna uma pessoa que nunca sonhou que seria. E, então, o que ela vai fazer quando seu sonho de amor finalmente se realizar, mas ela quiser algo mais?

O livro conta a história de Brooke, uma garota que é apaixonada a dois anos por Scott. Ela tem convicção de que ele é o amor de sua vida e que nasceram um para o outro. O problema é que Scott nem suspeita disso, ou pior, mal sabe da sua existência na escola. Determinada e impulsionada pelo “Saber”, Brooke resolve se declarar para Scott, mas quando esta prestes a fazer isso, descobre que ele irá se mudar para Nova York. O que ela faz? Vai para Nova York, atrás do garoto que ama.


Quando eu recebi esse livro e li a sua sinopse, fiquei morrendo de curiosidade para ler. Pois é totalmente maluco, largar tudo para ir atrás de um garoto. O livro é pequeno, assim como seus capítulos, o que faz com que a leitura seja rápida e flua bastante. Mas mesmo assim, não é um livro que tenha me agradado.

Os personagens não são muito cativantes ou envolventes. Brooke é a personagem principal, ela é um “gênio” mas esconde o seu talento e se esforça para ir mal na escola, apenas porque acha que isso seria tirar vantagem dos outros. Mas ao mesmo tempo que ela é um gênio, suas atitudes não são de tal. Brooke é mal humorada, não se socializa muito e sem mais nem menos, larga tudo pra ir atrás de um garoto, que nem sabe seu nome. Scott, mesmo sendo o garoto dos sonhos dela, não parece ser isso tudo assim. O personagem é apresentado ao leitor, da mesma forma como Brooke vai conhecendo ele, mas quando parece que ele vai virar um fofo e a trama vai dar aquela guinada, um outro lado do personagem é apresentado. Um lado que eu achei bem desnecessário por sinal, pois torna o totalmente aquilo que nenhuma garota quer. Tudo bem, acho que foi pra mostrar que ele não era assim tão perfeito como ela achava.

Os outros personagens da história foram bem poucos trabalhados, como John e Sadie. Fiquei com vontade de que ambos aparecessem mais durante todo o livro. April parecia que iria ser um personagem bem importante para a trama, mas do nada ela é parada de ser citada. Candice, Ree e o Garoto do café são personagens que estou até agora, tentando entender a sua aparição na história. Totalmente desnecessários, pois não foram nem elaborados, apenas citados.

Ok, ok, o livro não é totalmente ruim e péssimo. Ele é bom para descontrair, um romance bem bobinho, mas aquele que envolve sabe?! Eu gostei da história, do foco dela e de algumas coisas que tinha, como os “warm fuzzy”, o “é claro” e “o saber”. A capa é linda e diagramação ótima, a editora está de parabéns pelo trabalho. Também foi muito bacana ver a evolução da personagem principal, e de como algumas coisas se ajeitaram no fim. Recomendo a leitura do mesmo, para que cada um tire a sua própria conclusão.

Avaliação completa:
Capa: 5/5
Narrativa: 3/5
História: 3/5

Kamila Raupp

2 comentários:

  1. Na maioria das vezes o que acho mais interessante no livro não é a história, mas sim os personagens (quando eles tem personalidade forte e/ou são muito bem construídos), então pelo jeito este livro não vai me agradar muito também :(

    Isabela

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Kamila! Estou ansiosa para ler Bem Mais Perto! Beijos!

    ResponderExcluir