segunda-feira

Resenha: Não deixe o sol brilhar em mim – Evandro Ribeiro

Editora: Dracaena
ISBN: 978-85-64469-34-1
Ano: 2011
Páginas: 307            
Classificação: 4/5


Sinopse: Dennis é um garoto que se muda para a casa do tio em Santo André no ABC paulista e logo descobre que sua vida na nova casa não vai ser nada fácil. Sem nada para fazer, começa a perambular pelas ruas onde conhece Valquíria, uma estranha menina da vizinhança. Em pouco tempo se tornam amigos, companheiros de solidão em que cada um preenche o vazio existencial que há no outro. Tudo isso acontece em meio as descobertas do primeiro amor e dos anseios da adolescência. Porém Valquíria, possui um segredo terrível. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, é uma história de vampiros diferente, em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural. 

Pela sinopse do livros, muitos já julgam ser um plágio do filme sueco  “Let the right one in”, mas logo nas primeiras páginas o autor esclarece esse fato. O livro é baseado no filme, sim. Mas não é um plágio, certo?
O livro é contato na 3º pessoa, tem uma escrita de fácil compreensão. É contato por ponto de vista dos dois personagens, por isso ajuda bastante a fluir a leitura e no entendimento da trama. A história se passa toda no Brasil, uma ótima característica mantida pelo autor, que soube trabalhar bem a regionalidade. A única coisa negativa ao me ver, foi a idade estabelecida aos personagens, 13 e 14 anos. Para mim, ficou muito difícil pensar em crianças fazendo algumas coisas ao longo da trama.  Certas coisas foram de alguma forma, bem reais, nesse aspecto idade.  Mas algumas fugiam um pouco do que pessoas com essa faixa etária costumam fazer. Achei que poderia ter explorado outras idades, assim tornariam as coisas menos “pesadas” de se imaginar.
Apesar do tema “vampiros” ser bastante criticado nos últimos tempos, esse livro trabalha com uma temática diferente. É um romance, na maior parte, mas conservou características antigas do mesmo tema. O que foi muito bom e muito bem desenvolvido pelo Evandro.
O autor está realmente de parabéns pelo seu trabalho, o livro não é em nenhum momento cansativo. Flui de forma descontraída e quando se percebe, já se leu mais da metade do mesmo. Gostei bastante de ter lido, mesmo não gostando e evitando o gênero vampiros, Não deixe o sol brilhar em mim, me surpreendeu e me deixou com um gostinho de “quero mais” por livros desse tipo (e até mesmo uma continuação, quem sabe?).
Mais uma coisa que preciso destacar, o final. Me deixou de queixo caído. Sério. Fiquei imaginando milhões de coisas, menos o que de fato acontece na trama. Que para mim, foi sim surpreendente. 

Kamila Raupp

5 comentários:

  1. Kamila :)
    Adorei a resenha *-*
    Confesso também que a capa do livro é bem bonita :)

    Beijos e tenha uma excelente semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Kamila! Estou ansiosa para ler Não Deixe o Sol Brilhar em Mim! Beijos!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho essa capa fantástica, e depois de algumas resenhas estou com bastante vontade de ler este livro. E é nacional o que só me faz querer ler mais rsrs.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Kamila!

    Esse livro é muito bom, o jeito como os personagens se conhecem é muito interessante, assim como o passado dela.Eu vi o filme a pouco tempo e gostei. E essa capa, linda!

    beijos :D

    ResponderExcluir
  5. eu adoro livros sobre vampiros :) eu já estava querendo ler esse livro, agora que eu vi sua resenha, fiquei curioso,

    esse livro me lembra o filme (Deixe me entrar)

    bjss

    http://livrosmeumundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir