sexta-feira

Resenha: Cilada – Harlan Coben

Editora: Sextante 
ISBN: 978-85-99296-93-6
Ano: 2010
Página: 271
Classificação: 5/5
Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de uma programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdade imagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

Cilada mistura drama, mistério, pedofilia, desaparecimentos, vingança e mentiras, muitas mentiras.  O livro é narrado em terceira pessoa, mostrando assim vários pontos de vistas entre duas histórias, que de certa forma se ligam. Desde o prólogo é visível o tipo de trama que virá a seguir, cheio de reviravoltas, mistérios e muita ansiedade. Os capítulos são bem curtos, o que facilita a leitura e atiça a curiosidade.
Como o livro conta a história de Dan, o pedófilo que se diz inocente, e Haley a filha exemplar desaparecida, as duas tramas são contadas através de um capitulo para cada. E a cada fim de capitulo é um novo ponto a se ter curiosidade. As duas histórias se misturam, se ligam e ao mesmo tempo se desconectam, de forma muito rápida e intensa. O que faz o leitor suspeitar de diversos personagens, menos dos mais prováveis.
Tem muitos detalhes, que às vezes parecem inúteis e sem sentidos, mas que todos, absolutamente todos vãos ter algum significado no final. O final, que é de tirar o fôlego e nos deixar de boca aberta. A Frase final da sinopse “ Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.” descreve muito bem, o que o livro passa.
Realmente um livro incrível e surpreendente, nunca tinha lido nada do Harlan Coben e me admirei com o seu talento. Que mesmo abordando um tema, que parece clichê, fugiu completamente dele.
Um ótimo livro, que merece ser lido por qualquer leitor, que goste de um bom mistério.

Classificação completa:
Narrativa: 5/5
História: 5/5
Capa: 5/5

Kamila Raupp

12 comentários:

  1. Eu sempre quis ler Harlan Coben, mas ando adiando. Tenho a impressão que vou gostar do livro.

    Beijos!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha, se antes eu já tinha vontade de ler livros do Harlan, agora ela aumentou bastante. Esse livro inclusive eu um dos que eu queria ler primeiro, acho que farei isso mesmo :D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o primeiro livro do Harlan que li e foi a partir dele que me tornei fã do autor! É uma mega história! *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos livros que eu to morrendo de vontade de ler. *-*
    Eu tenho muita curiosidade em conhecer a narrativa do HC. Todos dizem ser maravilhosa!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. MOrro pra ler os livros do Harlan todo mundo fala bem e agora você dizendo isso eu fico aqui morrendo de vontade de ler!!! Ai menina!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já tinha lido uma resenha desse livro e novamente fiquei curiosa heheh mas não sei se aguento ler um livro desse... sou boba mesmo, não preciso de muito para ficar com "medo". Li um livro chamado Calafrio mês passado e até que era parecido com esse, algumas meninas e mulheres estavam desaparecendo e coisa e tal e em momento algum eu desconfiei do culpado hahah. Apesar de achar interessante esse tipo de livro, meu problema mesmo com esse tipo de livro é que eu fico muito tensa e com medo que aconteça algo do tipo comigo.

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente AMO esse livro, já li duas vezes e não me arrependo (:
    Muito bom mesmo!

    Abraços,
    Marinah Gattuso
    Contato: marinahbarcelos@hotmail.com
    Blog: marinahgattuso.blogspot.com
    Twitter: @blogmarinah_g

    Ps: VENDO CORDÃO DA ROSALIE, COM O BRASÃO DA FAMÍLIA CULLEN! por R$60,00 (imagem: http://migre.me/8eOrs)

    Ps2: Não deixe de conferir a promoção dupla no blog, em parceria com a editora NC

    "Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança de gerações e nações." - Henry Thoureau

    ResponderExcluir
  8. Esses livros de suspense/mistério da Arqueiro são ótimos
    Cilada ta na lista, e a cada resenha que leio..gosto mais.

    Espero gostar e que o final me deixe de boca aberta também haha

    beijos e bom final de domingo
    NANA - OBSESSION VALLEY

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kamila!
    Eu amei esse livro quando li. Lembro que senti ódio da jornalista no começo e depois mudei completamente de opinião. E que final, hein? Eu esperava por tudo menos aquela ligação nas últimas páginas. Todos os livros do Harlan são muito bons!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li nada desse autor, mas, quando tiver oportunidade, lerei. Adoro livros policiais.
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Quando li a sinopse na livraria imaginei que fosse bom, mas pela resenha e nota parece melhor do que imaginei, foi a primeira resenha que li sobre o livro e me interessei bastante, gosto de livros policiais, mas li poucos até hoje.
    Beijo.


    http://alltwords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. não conhecia esse livro mas me chamo a atenção parece bem legal

    ResponderExcluir