quinta-feira

Resenha: Cidade das Trevas – Pedro S. Ekman

Editora: Novo Século
ISBN: 978-85-7679-460-8
Ano: 2011
Páginas: 326
Classificação: 5/5

Sinopse: Os campistas não resistiram à curiosidade e entraram na Cidade. Vêem-se, então, em meio a uma batalha que dura há séculos, desde o início dos tempos, quando o mundo era bem diferente do que imaginávamos.
Resta agora sobreviver a este fogo cruzado, em uma jornada que se passa justamente no território inimigo, e fazer o possível para saírem da Cidade das Trevas ou morrer tentando.

O livro conta a história de Guilherme, Jordana, Jéssica, Jhonny, Vinicius, Dambros e Tebas. Jovens que estão em um acampamento de férias, após ficarem a noite em claro, Jhonny, Vini, Tedas e Guilherme recebem um castigo do seu monitor chefe Alex. Todos devem passar duas noites no Bosque Escuro. Jéssica, Jordana e Dambros acabam sendo mandados ir junto para acompanhar e mostrar o caminho a eles.
Após desviarem um pouco o caminho da trilha em busca de comida, os 7 se encontram perto de uma cidade muito antiga e abandonada. Não contendo a curiosidade, entram nela. O problema agora será sair de lá...

Jéssica o observou prolongadamente. Ambos estavam encabulados, mas o olhar dos dois dizia tudo. Pág: 61

Se eu tivesse que descrever esse livro em apenas uma palavra, seria incrível. A história prende do início ao fim, tem uma narrativa bem leve e tranqüila de acompanhar. Utiliza algumas gírias e é contado por um “narrador oculto”.

Continuaram caminhando angustiados. No caminho iam pensando sobre tudo que os havia acontecido até aquele momento. Tinham muitas perguntas na cabeça, porém estavam apavorados demais para discuti-las. Pág: 84

A trama é realmente fantástica, a forma como o autor a constrói me surpreendeu bastante. É bem diferente de tudo que já li, puxa um lado sobrenatural sombrio. Do tipo que após ler eu ficava “não, não creio que isso aconteceu mesmo.” Algo que gostei muito, pois foge daquilo de “sou o principal não posso sofrer”. O Pedro foi bem audacioso e corajoso ao escrever e levar seus personagens a pontos que chegaram. E o mesmo está de parabéns por isso. Identifiquei-me e aprecei a personalidade de vários dos personagens descritos no livro. É difícil escrever a resenha desse livro, pois estou me contendo para não soltar nenhum spoiler.

Tebas piscou várias vezes e olhou ao redor. Não havia ninguém. Será? Poderia ser o Bosque Escuro? E se fosse? E onde estariam seus amigos? Pág: 323


O fim do livro então me deixou de queixo caído e roendo as unhas pela continuação. Confesso que estou com N perguntas na cabeça sobre a trama e quero ver se o autor consegue continuar com a escrita e a história envolvente que nem foi nesse livro. Pois deve ser uma tarefa bem difícil manter no mesmo ritmo. Super recomendo Cidade das Trevas, pois além de ser um livro brasileiro foi um dos melhores que já li esse ano.


Avaliação Completa:
Capa: 5/5
Narrativa: 5/5
História: 5/5

Kamila Raupp

23 comentários:

  1. Parece ser bom o livro! *-*
    Autores Brasileiros sempre arrasam ! \o/

    Beijos ;*
    Divert Letras

    ResponderExcluir
  2. Kamila :)
    Adorei a resenha *---*

    Ainda mais porque o filme te deixou curiosa kkkkkkkk

    Beijos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ká!!
    Boa noite, linda o/

    Querida, o próprio Pedro me repassou o link da resenha em seu Blog (que já estou Seguindo desde já^~) e sim...

    Você e o Pedro acabaram de roubar mais um pouquinho de minha alma: ele, por ter feito Cidade das Trevas - e você, por ter feito esta resenha.

    Ai, meu coração, cada vez que releio a resenha, fico numa ansiedade só: quero muito, mas muuuuuuuuuuito messssssssssmo descobrir todos estes pontos que vc abordou:

    * a criatividade;
    * a ousadia;
    * a tensão;
    * o terror.

    Me arrepiei exatamente por imaginar o cenário no Bosque Escuro. EUNÃOENTRAVADENTRODEUMNEMPAGANDO, pode estar certa ^~

    Mas sério... quando a leitura nos cativa e nos faz ler o livro todo, quase sem respirar, passando uma página e outra, e outra - para sabermos logo o que vem vindo...

    O autor tem que ser dos bons para saber conduzir a narrativa, descrição, ações dos personagens, tudo!, e consegui nos deixar deste jeito *_________*

    E digo uma coisa: pelo o que estou vendo, o Pedro é um destes raros autores. E MUITO ME ORGULHO dele, tenho certeza de que ele está na mesma altura de outros autores nacionais que adoro: Roque Neto, Rodolpho P. Wraider, Evandro Raiz Ribeiro, André Cardinalli, Flávia Simonelle, Rafael Draccon e outros.

    Certeza disso eu tenho - agora, é divulgar o talento dele para o MUNDO \O/\O/\O/

    Abraços, Ká ^~

    Illyana HimuraWakai
    illyana.himura@gmail.com
    @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir
  4. NOSSA NEH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Já tinha bastante vontade de ler esse livro, então agora depois de ler sua resenha...
    A trama realmente parece ser interessantíssima *-*
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei a história parece ser muito boa, e a capa que tudo ne? Adorei mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ui, fiquei com medo. Mas com muita vontade de ler também! Não conhecia o livro ainda, mas parece muito bom segundo a resenha!

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  8. eu quero muito ler esse livro espero que fique feliz com comentario.

    ResponderExcluir
  9. Uau! Eu já tive contato com alguns livros desse selo de novos talentos da Literatura Brasileira, mas é a primeira vez que vejo uma resenha de "Cidade das Trevas". Parece realmente uma história boa; a única coisa que me incomodou foi o aparente excesso de personagens... A primeira linha da sua resenha ("O livro conta a história de Guilherme, Jordana, Jéssica, Jhonny, Vinicius, Dambros e Tebas.") já me deixou meio boquiaberto, do tipo "não vou conseguir acompanhar a história de tanta gente". Mas você falou tão bem do livro que tive a impressão de que esse número de personagens passou longe de ser um problema.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Além de brasileiro ele é gaúcho? Já me interessei então.
    Também sou gaúcha e tenho um blog, se quiser dar uma olhada...http://balaiodelivros.blogspot.com/

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  11. Oi Kah!! Tudo bom??
    Nossa, parece um ótimo livro
    acho que vou dar uma passada na livraria para dar uma olhada *-*
    Um beijo
    http://ondevaoasnuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu amo o seu blog, de verdade.
    Gosto dos seus posts, suas resenhas...
    Vejo que você é uma boa pessoa no assunto "escrita".
    Então, vim convidar você para visitar esse blog: http://doceescrita.blogspot.com/
    Que eu vou colocar o meu conto. E, gostaria que você me desse algumas dicas,
    falasse como está o conto...

    Então é isso, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia, mas parece ser otimo o livro....
    na minha lista enorme... hehehehe

    ResponderExcluir
  14. Eu sinto tanto orgulho da leitura nacional. E saber que cada vez mais, novos autores, até bem jovens - no caso do Pedro - vem se destacando mais e mais.

    Esse livro está na fila de espera, será o próximo que será lido por mim. Estou totalmente ansiosa. Tenho quase certeza que irá me agradar, pois é do estilo que gosto.

    Adoro quando coisas inesperadas acontecem, ao ponto de nos surpreender. E pelo final, eu também foi ficar roendo as unhas de ansiedade para ler a continuação.

    Adorei a resenha!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  15. Já tinha comentado antes, eu era o anônimo.


    Ouvi dizer que o melhor personagem do livro tem o meu nome, então deve ser ótimo, rs


    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. sua Resenha ficou show, e como eu já queria ler o livro, me deixou ainda mais enteressado

    ResponderExcluir
  17. Quero esse livro, parece ser muito bom *-*

    ResponderExcluir
  18. Tu sabe que too livro que tu me fala eu tenho vontade de ler, né? Dae tu me mandou a resenha e eu ameei *-*
    To louca pra ler ele, de verdade!

    beeeijos ;*

    ResponderExcluir
  19. Nossa to precisando ler esse livro, só vi resenhas positivas até agora......e como estou curiosa vou participar do seu sorteio....\o/....porque minha curiosidade sobre a leitura está a mil.....beijokas elis

    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante da resenha. O livro parece ser realmente bem legal, não me agradei muito com o título, mas pela sua resenha ele deve ser bom.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha e esse livro que eu não conhecia me encantou, adorei a história e pretendo ler o livro o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  22. Apesar de não conhecer o livro, a capa, sinopse e sua resenha (principalmente!) me deixaram curiosa à respeito... Muito legal ter uma obra nacional tão boa para gente se orgulhar, né? rs'



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!!!
    Ainda não li o livro,só apenas resenhas mas,vi o quanto ele é bom.
    Por isso preciso lê-lo com certeza e logo.
    :D

    ResponderExcluir